Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração (ISCIA)
- N.º do Processo: ACEF/1516/25202
- Decisão: Acreditado pelo período de 3 anos
- Data da Publicação: 10/04/2018
Introdução
O mestrado em Segurança, Defesa e Resolução de Conflitos constitui-se como um ciclo de estudos marcadamente transdisciplinar, tipicidade exigida pela natureza holística da Segurança que, por isso mesmo, merece objetivação e reflexão sobre os seus entendimentos, exige escrutínio dos contextos e ações para a sua obtenção – a Defesa -, obriga, entre outros, ao estudo da dinâmica da conflitualidade, por sua vez, ponte para o conhecimento de domínio estratégico, obrigatoriedades que facilitam aos estudantes uma compreensão mais informada do Mundo em que nos inserimos, às suas diferentes escalas.
Saídas Profissionais
- Gestão de Empresas e Serviços Públicos e Privados de Segurança;
- Organismos Nacionais e Transnacionais de Segurança;
- Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil;
- Organizações Não Governamentais (ONG);
- Pesquisa e Investigação de natureza geral e aplicada nos domínios da Geopolítica, da Estratégia, das Relações Internacionais e da Polemologia em organismos públicos e privados (ex.: centros/observatórios de investigação);
- Desempenho de funções que exijam aprendizagem e atualização de conhecimentos ao longo da vida nas áreas científicas do ciclo de estudos.
Competências
A frequência e aprovação neste ciclo de estudos significam, deste ponto de vista, os desenvolvimentos de saberes/capacidades que situacionalmente tendem a traduzir-se nas seguintes competências:
- Conhecimento específico e sua integração;
- Comunicação escrita e oral;
- Raciocínios crítico e analítico;
- Resolução de problemas complexos;
- Abertura à multiculturalidade;
- Valorização pessoal;
- Autonomia;
- Execução;
- Pesquisa e investigação.
Condições de acesso e Ingresso
No curso de Mestrado em Segurança, Defesa e Resolução de Conflitos, como curso de mestrado lacto sensu, são admitidos como candidatos à inscrição os titulares de um grau de Licenciatura, Bacharelado ou equivalente legal.
Critérios de seleção e seriação
A seleção e seriação dos candidatos no Brasil serão realizadas por um júri nomeado pelo Conselho Técnico-científico do Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração e do Instituto Lusófono de Educação Superior, com base na análise curricular. Os critérios de seleção serão os seguintes:
- Domínio e classificação da Licenciatura ou Bacharelado;
- Experiência profissional;
- Participação em projetos;
- Apresentação de comunicações.
Documentação necessária para a candidatura
No ato da candidatura, o candidato deverá apresentar:
- Fotocópia autenticada do Diploma e Histórico da Graduação;
- Currículo Vitae acadêmico, científico e técnico (preferência: Currículo Lattes);
- Fotocópias da Carteira de Identidade (RG) e do Cartão de Contribuinte (CPF);
- Boletim de candidatura devidamente preenchido (facultado na secretaria do ILUSES).
Documentação necessária para a matrícula
- 2 Fotografias tipo 3×4;
- Fotocópia autenticada e apostilada do Diploma e Histórico da Graduação;
- Fotocópia do Passaporte;
- Boletim de matrícula devidamente preenchido (facultado na secretaria do ILUSES).
Organização e funcionamento
- Duração: 30 meses
- Grau: Mestrado
- Coordenação: Professora Doutor Carlos Manuel Mendes Dias
Na primeira etapa, o futuro Mestre inicia o curso de especialização, com rigor e padrões científicos, sob a coordenação pedagógica do ISCIA, da qual participam renomados professores Doutores do Brasil. Em conformidade com o Decreto Lei português nº 63/2016, de 13 de setembro o titulares de um curso de especialização na mesma área de formação do mestrado, poderão ser-lhes registrados até 50% dos créditos ECTS relativos às unidades curriculares dos dois primeiro semestre do plano de estudos do respectivo curso de mestrado do ISCIA.
Na Segunda etapa, o mestrando participará de seminários temáticos e pedagógicos com professores pesquisadores doutores do ISCIA – Aveiro/Portugal que promovem os seminários e orientam o acadêmico na elaboração do projeto de pesquisa para que, na etapa seguinte, possa desenvolver sua dissertação e defendê-la em Aveiro – Portugal. Após conclusão das duas (2) etapas o aluno desenvolve sua dissertação de mestrado orientado por um professor doutor do ISCIA e no final poderá defender perante um júri público em Aveiro – Portugal.

MESTRADOS
GESTÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
HIGIENE E SEGURANÇA OCUPACIONAL
GESTÃO DE EMERGÊNCIA E SOCORRO
SEGURANÇA, DEFESA E RESOLUÇÃO DE CONFLITOS
Estrutura do programa
120 ECTS (European Credits Transfer System)1º ANO - Disciplinas - 30 ECTS - (ESPECIALIZAÇÃO)
- Geopolítica;
- História e Teoria das Relações Internacionais;
- Dinâmicas da Conflitualidade Internacional;
- Métodos e Técnicas de Investigação em Segurança e Defesa I;
- Segurança, Defesa e Cooperação Internacional;
- Métodos e Técnicas de Investigação em Segurança e Defesa II;
- Prevenção e Resolução de Conflitos;
- Estratégia em Segurança e Defesa;
- Informações e Contra Terrorismo;
- Seminário de Qualificação de Projeto.
1º ANO - Disciplinas - 30 ECTS - (MESTRADO)
- Sistemas Tecnológicos de Segurança;
- Justiça e Segurança humana;
- Operações de Paz e Reconstrução pós-conflito;
- Crises, Emergência e Gestão de Incidentes;
- Geopolítica Aplicada;
- Seminários temáticos.
2º ANO - Dissertação - 30 ECTS
- Redação da Dissertação – Fase I;
- Redação da Dissertação – Fase II.
Da defesa
A Defesa da dissertação junto ao júri – realizar-se-á sempre em Aveiro – Portugal, nas instalações do Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração – ISCIA.
Reconhecimento de diplomas
O Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração expedirá o diploma de Mestre (carta magistral) ao acadêmico, após conclusão com êxito nas atividades, cumprimento das exigências previstas em contrato e após defesa da dissertação perante a Banca Examinadora em Aveiro/Portugal. Em seguida, de acordo com orientações do MEC, o aluno deverá entrar no portal: www.carolinabori.mec.gov.br e solicitar o seu pedido de reconhecimento em uma das instituições pública credenciadas no portal ou caso prefira poderá obter orientação do setor jurídico do ILUSES que poderá orientar no processo online, protocolando o pedido em uma Universidade pública do Brasil através da plataforma digital.
Mais de 23 anos de Existência
O Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração (ISCIA), constituído em 1989, é um estabelecimento de ensino superior do subsistema politécnico e do subsistema privado, não integrado.
ISCIA foi reconhecido através da Portaria 931/90, de 02 de outubro, regendo-se pelos seus Estatutos, pela Constituição da República Portuguesa, pela Lei de Bases do Sistema Educativo, pelo Estatuto do Ensino Superior Particular e Cooperativo e demais legislação aplicável.
Com uma vasta oferta formativa e curricular, adequada às necessidades empresariais e institucionais, o ISCIA constitui uma opção válida, autêntica e genuína, para todos os que procuram obter e aprofundar conhecimentos teórico-práticos consistentes.