1.º Seminário Internacional de Educação na cidade de Trizidela…

1.º Seminário Internacional de Educação na cidade de Trizidela do Vale – MA

Aconteceu em Trizidela do Vale – MA, o primeiro Seminário Internacional de Educação, com a presença do nosso Presidente do Instituto Lusófono de Educação Superior – ILUSES, em parceria com a Instituição Escola Superior de Educação João de Deus (Portugal). O palestrante Doutor em Psicologia, no domínio do desenvolvimento e intervenção psicopedagógica (Universidade de Málaga – Espanha), Jorge Castro, parabenizou a iniciativa da prefeitura e do ILUSES em prol da Educação aos estudantes Mestrandos e os demais professores e gestores que participaram deste evento. Na oportunidade o Doutor Jorge Castro aprofundou a importância do domínio do desenvolvimento e a intervenção psicopedagógica, que segundo ele, representam um conjunto de ferramentas e conhecimentos essenciais para compreender e auxiliar o processo de aprendizado de cada indivíduo. Essa abordagem holística reconhece que a educação não é uma via de mão única, mas sim uma interação complexa entre o aluno, o conteúdo e o ambiente de ensino.

FEMINISMO E EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO À LUZ DO ENSINO RELIGIOSO FEMININO DAS FILHAS DA CARIDADE

Autora: Doutora Andressa Leoni Borges

Data de publicação: 29/08/2023

Resumo:
No Brasil, a Igreja Católica moldou o papel da mulher por meio de escolas básicas femininas, impondo disciplina e costumes. Este estudo de caso qualitativo analisa a influência das normas religiosas nas Filhas da Caridade no Maranhão. Foram usadas fontes quantitativas e qualitativas, incluindo análise do Regimento Interno de 2018 e opiniões de 349 alunos, 10 ex-alunas e professores. Os alunos exibem visões conservadoras divergentes das leis de igualdade de gênero, refletidas em interações diárias, mas gradualmente a influência democrática promove equidade de gênero na instituição educacional, alinhada aos valores sociais.

Intercâmbio Internacional

Intercâmbio Internacional


O Presidente do ILUSES Walter Souza Borges, em parceria com a Escola Profissional de Aveiro (EPA) e Associação para a Educação e Valorização da Região de Aveiro (AEVA), assinaram no Brasil um protocolo de cooperação que levará jovens para fazer ensino médio profissionalizante em Portugal.


O sistema educativo português está organizado em níveis de educação, formação e aprendizagem: a educação pré-escolar, o ensino básico, o ensino secundário e o ensino superior. A nível do ensino secundário os CURSOS PROFISSIONAIS são um percurso com dupla certificação, ou seja, em que se desenvolvem competências sociais, científicas e profissionais necessárias ao exercício de uma atividade profissional e simultaneamente se obtém o nível secundário de educação. Estes cursos preparam os jovens para uma mais fácil e qualificada inserção no mercado de trabalho e permitem a realização de estudos ao nível pós-secundário e do ensino superior.

Os principais benefícios aos jovens deste programa de intercâmbio internacional serão:

  • Ensino gratuito
  • Ensino personalizado
  • Estágio profissional em empresas da região de Aveiro (Portugal)
  • Estágios Internacionais (Erasmus+)
  • Seguros de Acidentes Pessoais
  • Material Didático
  • Hospedagem durante todo o curso
  • Alimentação completa
  • Transporte Escolar
  • Saúde PB4

E, visando trazer oportunidades aos jovens e as suas famílias que a Prefeitura de Alto Alegre do Pindaré em parceria com o ILUSES abre inscrição ao novo programa municipal de intercâmbio com o intuito de melhorar as suas vidas através da valorização escolar e profissional.

O intercâmbio internacional entre Portugal e Brasil é uma oportunidade valiosa que transcende fronteiras geográficas e culturais, unindo dois países que compartilham uma história rica e laços profundos. Esse tipo de intercâmbio não apenas enriquece a experiência educacional dos envolvidos, mas também fortalece os laços entre as nações e promove a troca de conhecimentos, valores e perspectivas.

Através da convivência com pessoas de diferentes origens, idiomas e tradições, os participantes podem ampliar a sua compreensão do mundo e desenvolver habilidades de comunicação intercultural. Essa exposição a novas perspectivas ajuda a formar cidadãos globais mais empáticos e tolerantes.

Além disso, o intercâmbio promove o enriquecimento acadêmico. Os estudantes têm a oportunidade de estudar em instituições de ensino renomadas, com abordagens pedagógicas diferentes das que estão acostumados. Isso estimula a adaptação, a flexibilidade e a capacidade de aprender em ambientes variados. Os alunos podem escolher cursos que se alinhem com os seus interesses e objetivos, expandindo o seu conhecimento e horizontes acadêmicos.

Outro benefício significativo é o desenvolvimento da independência e da autoconfiança. A experiência de viver e estudar num país estrangeiro exige que os participantes enfrentem desafios, tomem decisões por si e aprendam a se adaptar a novas situações. Isso resulta num crescimento pessoal notável, permitindo que os jovens se tornem mais resilientes e autoconscientes.

3.º Seminário Internacional de Educação…

3.º Seminário Internacional de Educação em Presidente Sarney


A Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem desempenha um papel fundamental na compreensão do processo educacional e na promoção de práticas pedagógicas eficazes. Ao analisar a interação entre o desenvolvimento humano e a aprendizagem, se mostrando um elo essencial para uma educação de qualidade, e por esse motivo que esse tema foi marco do 3.º Seminário Internacional de Educação na cidade de Presidente Sarney.

Como palestrante tivemos o professor Doutor em Psicologia Jorge Castro vindo diretamente de Portugal. A Psicologia do desenvolvimento concentra-se no estudo das mudanças e transformações que ocorrem ao longo da vida de um indivíduo, abrangendo desde a infância até a idade adulta, desse modo, aprofundar sobre essa temática torna possível compreender as etapas do desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social como essencial para identificar as necessidades e os desafios enfrentados pelos alunos em diferentes fases da vida.

2.º Seminário Temático Internacional de Educação em…

2.º Seminário Temático Internacional de Educação em Presidente Sarney


O ILUSES em parceria com a prefeitura de Presidente Sarney – MA, aconteceu o 2.º Seminário Temático de Educação. Participaram as palestrantes Doutora Andressa Leoni e a Mestra Kariadiane Maia com a temática ‘O futuro da educação mediada pela emancipação das mulheres’. No cenário em constante evolução da educação,este tema ganha destaque e promete moldar o futuro do aprendizado. À medida que a sociedade avança em direção à igualdade de gênero, torna-se evidente que a participação ativa e a voz das mulheres têm um impacto significativo no campo educacional.

A inclusão e a capacitação das mulheres no âmbito educacional têm demonstrado benefícios que transcendem o gênero. Mulheres empoderadas e emancipadas contribuem para a criação de um ambiente de aprendizado mais inclusivo, diversificado e equitativo. À medida que a voz feminina ganha espaço nas salas de aula, nas instituições de ensino e nos espaços de tomada de decisão educacional, a educação como um todo se torna mais rica e abrangente.

A emancipação das mulheres na educação está impulsionando mudanças profundas em vários aspectos. Em primeiro lugar, há uma maior representação feminina no corpo docente, resultando em modelos mais diversificados e em novas abordagens pedagógicas que levam em consideração as necessidades e perspectivas das alunas. Além disso, a inclusão de temas relacionados aos direitos das mulheres, igualdade de gênero e liderança feminina nos currículos escolares tem o poder de transformar as mentalidades e desconstruir estereótipos de gênero arraigados.

1.º Seminário Temático Internacional de Educação em…

1.º Seminário Temático Internacional de Educação em Presidente Sarney – MA


Com o tema ‘O futuro da educação mediada pelo Direito e pelas Tecnologias’, aconteceu o 1.º Seminário Temático Internacional de Educação na cidade de Presidente Sarney – MA. Teve como palestrantes o Mestre Professor Andrei Borges e o Doutor Sofiani Labidi. A convergência entre Direito e Tecnologias está revolucionando o campo da educação, moldando o futuro do aprendizado de forma inovadora e impactante. À medida que a sociedade enfrenta desafios e oportunidades decorrentes do avanço tecnológico, a interseção entre essas duas áreas desempenha um papel fundamental na promoção de uma educação inclusiva, acessível e adaptada aos novos tempos.

O Direito desempenha um papel crucial na regulamentação e garantia dos direitos educacionais em um contexto digital. À medida que a tecnologia permeia as salas de aula e as plataformas de ensino, surgem questões legais que precisam ser abordadas. Temas como proteção de dados, privacidade online, propriedade intelectual e direitos autorais ganham relevância na educação mediada pelas tecnologias.

Além disso, o Direito também é fundamental para assegurar a equidade no acesso à educação. Através de políticas públicas, leis e regulamentos, busca-se garantir que todos os estudantes tenham oportunidades iguais de aprendizado, independentemente de suas origens socioeconômicas, localização geográfica ou habilidades individuais. A legislação educacional desempenha um papel crucial na promoção da inclusão e na redução das disparidades educacionais.

Por outro lado, as Tecnologias têm transformado profundamente a forma como aprendemos e ensinamos. A educação mediada por tecnologias oferece oportunidades de personalização, interatividade e colaboração que antes eram inimagináveis. Plataformas de ensino online, recursos digitais, inteligência artificial e realidade virtual são apenas algumas das ferramentas tecnológicas que estão redefinindo o processo educacional.

Aula da 1.ª Turma de Mestrado de Educação em Trizidela do Vale…

Aula da 1.ª Turma de Mestrado de Educação em Trizidela do Vale com a presença do Presidente da Instituição Escola Superior de Educação João de Deus (ESEJD) – Portugal


Entre os dias 07 e 09 de novembro de 2022, a 1ª turma de Mestrado em Educação em Trizidela do Vale – MA, teve a presença do Doutor Professor e Presidente da Escola Superior de Educação João de Deus (ESEJD) – Portugal, parceira do ILUSES, para lecionar a disciplina Supervisão Pedagógica. A supervisão pedagógica desempenha um papel fundamental no aprimoramento da qualidade da educação. Trata-se de um processo contínuo de orientação, monitoramento e apoio oferecido aos professores e outros profissionais da educação para melhorar suas práticas de ensino e, consequentemente, o aprendizado dos alunos.

A supervisão pedagógica envolve uma abordagem colaborativa que visa criar um ambiente de aprendizado eficaz e estimulante. O professor Antonio Ponces é Doutor em Educação Infantil e Familiar: Investigação e Intervenção Psicopedagógica, pela Universidade de Málaga (Espanha); Presidente da Direção do Comité Português da Organização Mundial de Educação Pré-Escolar – OMEP; Membro da Direção da Associação Abade Correia da Serra; Vice-Presidente da Mesa da Assembleia-Geral da Associação Portuguesa do Ensino Superior Privado – APESP e Membro do Conselho Consultivo da Formação Contínua de Professores do Ministério da Educação.

4.º Seminário Internacional de Educação em Presidente Sarney

4.º Seminário Internacional de Educação em Presidente Sarney



Com a presença do palestrante e Presidente Doutor Antonio Ponces, da Instituição Escola Superior de Educação João de Deus (ESEJD – Portugal), aconteceu o 4.º seminário internacional de educação em Presidente Sarney, onde foi levantada a reflexão do tema ‘A educação mediada pelo estímulo à criatividade’.

Ao priorizar a educação mediada pela criatividade, os educadores buscam criar um ambiente propício para que os alunos possam desenvolver suas habilidades criativas. Isso implica em incentivar a curiosidade, a imaginação, o pensamento crítico e a expressão individual.

Em vez de focar apenas na transmissão de informações e no aprendizado memorístico, a educação mediada pela criatividade valoriza a busca de novas soluções, o questionamento, a experimentação e a colaboração.

Foi de grande importância trazer a discussão desta temática, principalmente para enfatizar que a educação mediada pela criatividade não é exclusiva das artes ou disciplinas consideradas criativas por natureza.

Ela pode ser aplicada em todas as áreas do conhecimento, desde ciências e matemática até estudos sociais e línguas estrangeiras. A criatividade é uma habilidade transversal que pode ser cultivada em qualquer contexto educacional.

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