1.º Seminário Internacional de Educação na cidade de Trizidela…

1.º Seminário Internacional de Educação na cidade de Trizidela do Vale – MA Aconteceu em Trizidela do Vale – MA, o primeiro Seminário Internacional de Educação, com a presença do nosso Presidente do Instituto Lusófono de Educação Superior – ILUSES, em parceria com a Instituição Escola Superior de Educação João de Deus (Portugal). O palestrante …

1.º Seminário Internacional de Educação na cidade de Trizidela… Leia mais »

Estudantes de Alto Alegre do Pindaré embarcam para intercâmbio de três anos em Portugal

Estudantes de Alto Alegre do Pindaré embarcam para intercâmbio de três anos em Portugal Ontem, 22 de outubro de 2023, um grupo de 18 estudantes da rede municipal de ensino de Alto Alegre do Pindaré, MA – embarcou para Portugal, dando início a uma jornada educacional única e transformadora. Os alunos irão participar de um …

Estudantes de Alto Alegre do Pindaré embarcam para intercâmbio de três anos em Portugal Leia mais »

Iluses Celebra a Formatura de 125 Estudantes em Parceria com a Prefeitura de Presidente Sarney

Iluses Celebra a Formatura de 125 Estudantes em Parceria com a Prefeitura de Presidente Sarney Na última sexta-feira, dia 19, a cidade de Presidente Sarney testemunhou um evento marcante para a educação local, com a celebração da formatura de 125 estudantes nas áreas de Gestão e Supervisão Escolar, Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil e …

Iluses Celebra a Formatura de 125 Estudantes em Parceria com a Prefeitura de Presidente Sarney Leia mais »

1.º Seminário Temático Internacional de Educação em Pedro do Rosário

1.º Seminário Temático Internacional de Educação em Pedro do Rosário Em data correspondente ao dia 17 de junho, ocorreu o 1.º Seminário Internacional de Educação em Pedro do Rosário, cujo enfoque principal versou sobre “Uma Perspectiva das Neurociências no Âmbito Educacional”. Destaca-se a participação do eminente Professor Doutor Enrique Vazquez-Justo, um erudito na área de …

1.º Seminário Temático Internacional de Educação em Pedro do Rosário Leia mais »

5.º Seminário Internacional de Educação em Presidente Sarney

5.º Seminário Internacional de Educação em Presidente Sarney No dia 17 de junho, aconteceu o 5º Seminário Internacional de Educação em Presidente Sarney, trazendo como tema central “Um Olhar das Neurociências no Sistema Educativo”. O evento contou com a participação proeminente do renomado Prof. Doutor. Enrique Vazquez-Justo, especialista em neuropsicologia formado pela Universidade de Compostela, …

5.º Seminário Internacional de Educação em Presidente Sarney Leia mais »

LITERATURA INFANTIL: Uma Análise nos Anos Iniciais dasEscolas Públicas do Ensino Fundamental do Município de Oriximiná,no Oeste do Estado do Pará/Brasil.

Autor: Mr. Neila Gato de Souza Data de Publicação: Julho de 2019 Resumo:Neste estudo de mestrado, a literatura infantil nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em Oriximiná, Pará, é analisada. O objetivo é destacar a sua importância para o desenvolvimento da leitura e escrita, examinar os métodos dos professores, e propor estratégias para incentivar a …

LITERATURA INFANTIL: Uma Análise nos Anos Iniciais dasEscolas Públicas do Ensino Fundamental do Município de Oriximiná,no Oeste do Estado do Pará/Brasil. Leia mais »

MAL-ESTAR NA EDUCAÇÃO – AS ANGUSTIAS DADOCÊNCIA: Um Olhar sobre a Saúde do Professor no EnsinoPúblico em Escolas Militares na Cidade de São Luís

Autor: Mr. Walquíria de Lourdes Costa Data de Publicação: Janeiro de 2020 Resumo:Este estudo analisa o mal-estar docente em escolas públicas militares em São Luís, Maranhão, com foco nas causas e impactos nas condições de trabalho dos professores, abordando questões de saúde emocional e física. O estudo se baseia em narrativas de professores e investiga …

MAL-ESTAR NA EDUCAÇÃO – AS ANGUSTIAS DADOCÊNCIA: Um Olhar sobre a Saúde do Professor no EnsinoPúblico em Escolas Militares na Cidade de São Luís Leia mais »

EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA NO MUNICÍPIO DE ORIXIMINÁ PARÁ – BRASIL

Autor: Mr. Francelina Duarte Siqueira Data de Publicação: Julho de 2019 Resumo:O estudo investigou a implementação das leis que exigem o ensino da cultura afro-brasileira e as diretrizes curriculares quilombolas nas escolas quilombolas da região do rio Erepecurú e Alto Trombeta II. Os resultados indicam progresso na conformidade com a legislação, com gestores e professores …

EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA NO MUNICÍPIO DE ORIXIMINÁ PARÁ – BRASIL Leia mais »

GESTÃO ESCOLAR: Construção do Projeto Político Pedagógicona Escola Municipal Dom Pedro II – Itaipava do Grajaú – Maranhão – Brasil

Autor: Mr. Andréia Sousa Silva Rodrigues Data de Publicação: Julho de 2019 Resumo:Este estudo aborda a construção do Projeto Político-Pedagógico da Escola Municipal Dom Pedro II, em Itaipava do Grajaú, Brasil. Analisa desafios e a importância da participação de toda a comunidade escolar para desenvolver práticas educativas alinhadas com a identidade cultural da região, promovendo …

GESTÃO ESCOLAR: Construção do Projeto Político Pedagógicona Escola Municipal Dom Pedro II – Itaipava do Grajaú – Maranhão – Brasil Leia mais »

METODOLOGIAS DE ENSINO APRENDIZAGEM: UmaAbordagem sob a Percepção do Estudo de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental do Município de Oriximiná

Autor: Jacineide de Souza Vinente Data de Publicação: Julho de 2019 Resumo:O novo paradigma educacional enfatiza habilidades complexas para lidar com salas de aula, baseado em teorias de Wallon e diretrizes da ONU. Este estudo investiga a produção de textos no ensino fundamental em Oriximiná, Pará, com foco na metodologia dos professores e o seu …

METODOLOGIAS DE ENSINO APRENDIZAGEM: UmaAbordagem sob a Percepção do Estudo de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental do Município de Oriximiná Leia mais »

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A Pratica Docente com Relação aosAlunos Deficientes das Escolas Públicas do Ensino Fundamentalno Município de Oriximiná, no Oeste do Estado do Pará

Autor: Mr. Luciane Pereira Duarte Data de Publicação: Junho de 2019 Resumo: Este estudo investiga desafios, na prática, docente com alunos deficientes em escolas do norte do Brasil. Avalia as práticas pedagógicas, o ambiente escolar e as preocupações dos educadores sobre inclusão. Os resultados revelam deficiências na infraestrutura e formação docente, apesar dos esforços para …

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A Pratica Docente com Relação aosAlunos Deficientes das Escolas Públicas do Ensino Fundamentalno Município de Oriximiná, no Oeste do Estado do Pará Leia mais »

Rolar para cima